Comissão de Segurança debate poder de polícia da GCM
Vereadores manifestam apoio à ação dos guardas municipais
Os vereadores da Comissão de Segurança da Câmara de Guarulhos reuniram-se, nesta quarta-feira, 31 de agosto, com representantes dos Consegs, com o secretário adjunto de Segurança Pública da Prefeitura de Guarulhos, Ricardo Melchiades e com o presidente da Comissão de Apoio à Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Guarulhos, Lemuel Lauton, para debater a decisão do STJ que retira o poder de polícia da Guarda Civil Municipal (GCM).
O secretário da Comissão, vereador Gilvan Passos, disse que protocolou, no dia 22 de agosto, uma Moção de Repúdio contra a decisão da 6ª Turma do STJ, que anulou a condenação de um traficante detido por intermédio da coleta de provas da GCM de São Paulo.
O secretário adjunto de Segurança explicou que a Guarda Civil do Município de Guarulhos continuará atuando normalmente, pois a decisão não tem efeito vinculante e julgou um caso isolado. Melchiades garantiu que, em breve, 118 novos guardas admitidos por concurso público estarão nas ruas capacitados para contribuir com o trabalho da polícia civil e da polícia militar.
De acordo com o presidente da Comissão de Apoio à Segurança Pública da OAB Guarulhos, Lemuel Lauton, o STF já derrubou a decisão debatida e a GCM segue com poder de polícia. Lauton ressaltou que diante da defasagem de mão de obra na área de segurança pública o apoio da GCM é imprescindível.
#secretariaparaassuntosdeseguranca
#verasqueumfilhoteunaofogealuta
Homem que tentou roubar moto na Hélio Smidt com arma falsa é preso pela GCM
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos prendeu um homem flagrado na tentativa de roubar uma motocicleta na sexta-feira (8) na rodovia Hélio Smidt. O acusado e um comparsa ameaçavam a vítima com uma arma de fogo de fabricação caseira enquanto a mandavam deitar no chão quando foi visto pelos agentes da Patrulha Maria da Penha, que retornavam de fiscalizações de medidas protetivas de mulheres vítimas de violência doméstica. Os dois suspeitos tentaram fugir e um deles foi interceptado.
Durante a averiguação a vítima, ainda muito assustada, confirmou ter sido abordada pelos dois indivíduos e forçada a parar sob ameaças. O acusado foi apresentado no 8º Distrito Policial, onde a autoridade de plantão lavrou o boletim de ocorrência para o crime de roubo, previsto pelo artigo 157 do Código Penal. O autor ficou detido e à disposição da Justiça.
#secretariaparaassuntosdeseguranca
#verasqueumfilhoteunaofogealuta
GCM apreende balão que caiu em residências e causou risco a aeronaves
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreendeu um balão de grande porte com uma bandeira de 30 metros que caiu sobre residências na rua Central, no bairro Torres Tibagy, na manhã deste domingo (3). O incidente gerou um princípio de incêndio, queimou a fiação elétrica e ainda causou prejuízos à operação de várias aeronaves, que foram forçadas a desviar do balão.
Um jato Boeing 777 da companhia Qatar chegou muito perto do objeto enquanto sobrevoava o centro da cidade, mas conseguiu sair de seu caminho com um leve desvio à esquerda. Devido ao imprevisto, precisou realizar uma manobra segundos antes do pouso para retomar o alinhamento.
Com o apoio do Corpo de Bombeiros, os agentes conseguiram isolar a área e conter o princípio de incêndio na bandeira que estava fixada ao balão. Junto à Polícia Militar, a GCM dispersou aproximadamente cem motociclistas que acompanhavam a rota do objeto. A concessionária EDP São Paulo foi ao local para restabelecer a energia elétrica.
Após garantir a segurança dos moradores, a estrutura de ferro e os demais materiais do balão foram retirados por uma viatura e um caminhão da Secretaria de Administrações Regionais.
Legislação
Os balões podem causar prejuízos irreversíveis às áreas de vegetação e risco de vida a pessoas e animais. Em cidades aeroportuárias a possibilidade de tragédias é ainda maior, uma vez que podem colidir com aeronaves e causar turbulências graves e até mesmo quedas.
Portanto, fabricar, transportar, vender ou soltar balões é crime ambiental previsto pelo artigo 42 da lei federal 9.605/98, que protege as florestas e vegetações, e o Código Brasileiro Aeronáutico também criminaliza a prática, com pena de seis a 12 anos de detenção, conforme a gravidade.
#secretariaparaassuntosdeseguranca
#verasqueumfilhoteunaofogealuta
GCM conscientiza população sobre os perigos do uso de cerol e linha chilena
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos realizou uma ação de conscientização no Parque Transguarulhense neste domingo (3) a fim de orientar jovens e adultos sobre a proibição e os perigos do uso de cerol, que coloca em risco a vida de pessoas e animais. Neste ano, 15 pássaros já foram atendidos pelo Zoológico Municipal por ferimentos causados por linha cortante de pipa.
A conscientização sobre o tema é reforçada durante o mês de julho, que marca o início das férias escolares. No período, pais e responsáveis são orientados pelos agentes para que repassem as informações às crianças. No entanto, a brincadeira não é praticada exclusivamente por elas. “Há muitos adultos que empinam pipas com as substâncias cortantes e não têm consciência do mal que elas podem causar à fauna e à flora”, lamenta Mauricio Marques, guarda ambiental que participou do resgate de duas corujas feridas por linhas na última semana.
Muitas das aves silvestres resgatadas não sobrevivem aos ferimentos, mesmo com os cuidados especializados da equipe de biólogos e veterinários do zoológico. Além disso, algumas não conseguem retornar à natureza devido à gravidade da mutilação, que impossibilita que voem e sejam independentes.
A mistura de cola com vidro moído também é uma grande inimiga dos motociclistas, por ser capaz de mutilar profundamente áreas extremamente sensíveis do corpo, como artérias. A Inspetoria de Patrulhamento de Trânsito da GCM orienta que sejam colocadas antenas corta-pipa nos veículos, um equipamento de segurança que impede o contato da linha com o condutor.
A lei estadual 17.201/2019 determina a proibição do uso, posse, fabricação e comercialização do cerol, bem como a importação da linha cortante industrializada conhecida como linha chilena. Em Guarulhos, a lei 7.302/2014 define que os comerciantes das substâncias e seus usuários podem pagar multa de até 1,4 mil reais.
#secretariaparaassuntosdeseguranca
#verasqueumfilhoteunaofogealuta
GCM apreende grande quantidade de entorpecentes em captura de procurado no Taboão
O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) prendeu nesta segunda-feira (27), no Taboão, um suspeito de tráfico de drogas e apreendeu 17,8 kg de maconha, 161 gramas de cocaína e uma munição de revólver calibre 38 com o auxílio do cão policial farejador Ventania. A equipe estava em patrulhamento pela região quando foi informada por uma pessoa sobre um homem que estaria armado e a ameaçou.
A partir da denúncia e da localização do suspeito os agentes encontraram um indivíduo cujas características eram semelhantes às informadas pela vítima. Ao notar a presença da viatura o homem tentou fugir e entrar em um imóvel, mas foi interceptado. Em averiguação, nada de ilícito foi localizado, mas ele possui pendência judicial e era procurado pelas autoridades.
Ventania, inquieto com a situação, direcionou os agentes ao interior do imóvel, com entrada autorizada pelo proprietário. Em um dos quartos da residência foram encontradas duas malas de viagem que continham 19 embalagens em forma de tijolos com entorpecentes, além de três balanças de precisão, três celulares, cadernos de anotações, pen drive, centenas de pinos de plástico vazios usados para embalar cocaína e R$ 172 em espécie.
Com o apoio de uma equipe do 15º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), que também patrulhava pela região, os suspeitos e os itens foram apresentados ao 7º Distrito Policial, onde a autoridade de plantão ratificou a prisão do indivíduo por tráfico de entorpecentes e por posse irregular de arma de fogo. O indiciado ficou detido e à disposição da Justiça.
#secretariaparaassuntosdeseguranca
#verasqueumfilhoteunaofogealuta
GCM remove veículo com som usado em pancadões no Jardim Marilena
Uma equipe de patrulhamento tático da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos removeu no sábado (25) um veículo com uma pequena carreta de som utilizada para promover um pancadão da rua Louveira, Jardim Marilena. A equipe deparou com aproximadamente 50 pessoas em volta do carro, causando transtornos e obstruindo a via.
Os agentes acionaram o guincho para a remoção do veículo e da carreta ao pátio de recolhimento. Restabelecida a ordem, os moradores que estavam incomodados com a situação foram até a rua para agradecer aos guardas pelo atendimento e a volta da tranquilidade ao local.
O equipamento de som dessas carretas costuma ser muito potente e implica constantes reclamações dos moradores por perturbação do sossego público. As denúncias podem ser encaminhadas por meio do telefone 153, que opera todos os dias, 24 horas.
#secretariaparaassuntosdeseguranca
#verasqueumfilhoteunaofogealuta
Programa GUARD
Grupo Unido na Ação de Resistência as Drogas
O Programa Guard iniciou as formaturas do primeiro semestre de 2022 O Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard) iniciou os trabalhos de formatura dos alunos nos cursos de prevenção às drogas nas Escolas da Prefeitura.
A previsão é de formar cerca de 2500 alunos no primeiro semestre, segundo o Coordenador GCM Classe Especial Washington. O Guard é considerado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) como um dos principais programas preventivos em escolas. GUARD “A prevenção é o melhor investimento.
O exercício de cidadania e de transformação social passa por essas salas de aula”, destacou o Secretário Adjunto Ricardo Melchiades em uma das formaturas. Os certificados de conclusão do curso de prevenção ao uso de drogas ministrado pelos instrutores do Guard são concebidos em parceria com a Secretaria para Assuntos de Segurança Pública e com a Secretaria de Educação.
Eles foram entregues aos alunos e aos professores das unidades escolares, incluindo alunos do Colégio Portal, escola particular que solicitou os ensinamentos do Guard.
O Comando Geral, juntamente com os Inspetores de Área e o Canil da GCM têm prestigiado as formaturas em reconhecimento aos relevantes serviços do Guard. Parabéns
#secretariaparaassuntosdeseguranca
#verasqueumfilhoteunaofogealuta
Três corujas são resgatadas pela GCM feridas por linhas de pipa com cerol
A Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgatou corujas feridas por linhas cortantes de pipa entre sexta (24) e segunda-feira (27) nos bairros Jardim Nova Cidade, Cumbica e Jardim São João. Todas as aves foram encaminhadas ao Zoológico Municipal para cuidados veterinários.
Na ocorrência mais recente a ave da espécie coruja-diabo foi localizada com um corte muito extenso no patágio, a membrana que liga as patas dianteiras às traseiras e que tem a função de fazer diversos animais planarem, e faleceu logo que chegou ao zoológico. A equipe veterinária avaliou que o animal sofreu uma grande perda de sangue devido ao corte e à ação de parasitas em seu corpo.
Além dos machucados por linha com cerol, o corpo e as penas de uma coruja-orelhuda estavam impregnados de uma cola muito densa, que os médicos veterinários suspeitam ser usada para capturar roedores. Ela está em observação e sendo cuidada para que o produto saia completamente sem causar mais ferimentos.
Outra espécie salva pelas equipes foi uma coruja-buraqueira. Ela estava enroscada em linha de pipa e segue em tratamento para sua recuperação total.
Cerol e linha chilena
Os pássaros são grandes vítimas do uso do cerol, mistura de cola com vidro moído, e da linha chilena, feita de cola com óxido de alumínio e pó de quartzo. O uso, fabricação e comercialização desses produtos é crime previsto pela lei municipal 7.768/2019, com multa de até 1,4 mil reais. As denúncias podem ser feitas à GCM pelo telefone 153 e não é necessário se identificar.
#secretariaparaassuntosdeseguranca
#verasqueumfilhoteunaofogealuta
GCM comemora 13 anos da Inspetoria Ambiental com 5,5 mil animais resgatados
A Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos comemorou nesta quarta-feira (22) as conquistas de seus 13 anos em uma solenidade no Paço Municipal. O aniversário foi completado no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, data que condiz com as funções da inspetoria de combate aos crimes contra a fauna e a flora.
Presente à celebração, o prefeito Guti agradeceu aos agentes pela marca de mais de 5,5 mil animais silvestres resgatados desde sua fundação, em 2009. Apenas em 2021 a inspetoria salvou 342 aves, 320 mamíferos e 78 répteis. “Foram tirados de situações de risco, muitas vezes feridos e com risco de morte, encontrados fora de seus habitats naturais ou vítimas de crimes de porte e comércio ilegal”, explicou.
Detentora de um selo ambiental e de dois títulos Atitude Cidadã, que reconhecem iniciativas sustentáveis, a equipe também desenvolve ações preventivas e de combate a infrações ambientais, como patrulhamentos para fiscalizar áreas de proteção permanente ou com recorrência de descarte irregular de resíduos sólidos, queimadas de vegetação e soltura de balões.
Guti aproveitou a celebração para anunciar que o concurso da GCM, que antes aprovaria apenas 50 candidatos, irá chamar 118 novos agentes. Em complemento à notícia, o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes, explicou que o aumento nas vagas é um dos avanços obtidos recentemente a fim de otimizar o combate à criminalidade em Guarulhos.
Atualmente a GCM trabalha com equipamentos tecnológicos, armamento qualificado e diversos serviços especializados, além de operar de forma integrada com as demais forças policiais atuantes na cidade. “Estamos superando todas as dificuldades com planejamento inteligente. Os resultados são o fruto do trabalho de cada agente valioso e incansável desse time. Vocês são um orgulho para nós, um exemplo de respeito à natureza e aos animais”, enalteceu Pontes.
Acione a GCM Ambiental
O munícipe que encontrar algum animal silvestre deve ligar para a Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal pelos telefones 2475-9444 ou 153, que funcionam 24 horas, todos os dias da semana.
Os animais resgatados são prioritariamente libertados em seu habitat natural. Caso essa medida seja inviável por questões sanitárias ou de saúde, eles são entregues às equipes de biólogos e veterinários de instituições referenciadas, como zoológicos, centros de recuperação e de triagem.
#secretariaparaassuntosdeseguranca
#verasqueumfilhoteunaofogealuta
GCM realiza manobra de Heimlich e salva bebê de 25 dias com engasgo
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos socorreram um bebê de 25 dias asfixiado com leite materno na noite de terça-feira (21), na unidade operacional do Jardim City, após a mãe da criança buscar ajuda em desespero. Imediatamente foi iniciada a manobra de Heimlich, que obteve sucesso com a reanimação e o choro do recém-nascido.
Nomeada em homenagem ao médico norte-americano Henry Heimlich, a manobra consiste em fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada que deve expelir o objeto da traqueia da vítima.
Após o sucesso da manobra, a mãe e o bebê foram conduzidos à UPA Paulista na viatura da GCM com sinalização de emergência (sinais luminosos e sonoros acionados) e chegaram à unidade de saúde em três minutos, onde foram recepcionados pela equipe médica, que iniciou o atendimento especializado. Após algumas horas foi descartado o risco de morte da criança e seu quadro estabilizou, mas permaneceu internado e em observação. Aliviada, a mãe agradeceu às equipes e pôde descansar.
O efetivo da GCM é treinado para prestar atendimento pré-hospitalar em diversas situações até a chegada do socorro especializado. A manobra de Heimlich é um diferencial dessa qualificação, pois pode salvar com agilidade a vida de pessoas em situações em que a obstrução das vias respiratórias é grave e potencialmente fatal.
Para que os agentes mantenham-se atualizados sobre as técnicas, as aulas de atendimento pré-hospitalar são ministradas anualmente por dois guardas enfermeiros no curso de qualificação profissional.
A Central de Atendimento da GCM pode ser acionada pelo telefone 153, que funciona 24 horas, todos os dias da semana.
#secretariaparaassuntosdeseguranca
#verasqueumfilhoteunaofogealuta
INTELIGÊNCIA SHOTSPOTTER
Hoje recebi em meu gabinete juntamente com o Sub Comandante Ricardo Gentil e nosso Diretor Rafael Lavras a pedido do Secretário Márcio Pontes, o senhor JON MAGIN que é VICE PRESIDENT INTERNACIONAL SALES que está localizada na Califórnia.
Em nossa conversa discutimos a respeito de segurança pública, o que podemos trazer em melhorias, comisso ele nos apresentou um sistema de inteligência a SHOTSPOTTER Inc. (NASDAQ: SSTI) traz o poder da transformação digital para a aplicação da lei.
Mais de 200 cidades e 2.500 agências confiam em nós para gerar resultados de segurança pública mais eficientes, eficazes e equitativos e ajudar a tornar as comunidades mais seguras e saudáveis.
Somos líderes em soluções de tecnologia de policiamento de precisão e nossa plataforma inclui o principal produto, SHOTSPOTTER RESPOND™, o sistema líder de detecção e alerta de tiro; ferramentas de investigação que geram pistas imediatamente e agilizam o gerenciamento de casos para acelerar a resolução de crimes e melhorar as taxas de apuração; e software de gerenciamento de patrulha que direciona dinamicamente os recursos de patrulha para áreas de maior risco para deter o crime de forma mais eficaz.
Após sua apresentação ficamos de estudar a forma de implantação e sua viabilidade para segurança municipal.
#secretariaparaassuntosdeseguranca
#verasqueumfilhoteunaofogealuta
Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas em Guarulhos
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas , anunciou nesta terça-feira, 29, durante visita à sede do Ciesp de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel a antecipação do cronograma de obras rodoviárias na região, de meados de 2023 para 2022.
#secretariaparaassuntosdeseguranca
#verasqueumfilhoteunaofogealuta
GCM recebe 20 mil munições calibre .40 em doação da Polícia Rodoviária Federal.
Na manhã de sexta-feira (01), em visita à sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em São Paulo, o Secretário para Assuntos de Segurança Pública Márcio Pontes recebeu doação de 20.000 munições para Pistola calibre .40.
O Superintendente da PRF, Inspetor Fernando Miranda assinou o termo de transferência à Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos. “Essa boa relação entre as Instituições tem assegurado importantes conquistas e excelentes trabalhos em parceria, os quais beneficiam toda a sociedade”, frisou Miranda.
Pela PRF estiveram presentes também o Chefe do Serviço de Operações, Inspetor Márcio; da Assessoria Parlamentar da PRF em São Paulo, Inspetor Gondim; do Núcleo de Logística Inspetor Bittencourt e o Chefe de Gabinete Inspetor Brito.
“Somos muito gratos pelas doações, as quais contribuem significativamente com os treinamentos dos nossos GCMs, e gratos também por essa parceria que a cada dia é mais sedimentada por meio de ações articuladas e operações integradas”, acrescentou Pontes.
O encontro teve ainda a participação do Secretário Adjunto de Segurança Pública, Ricardo Melchiades, do Diretor Rafael Lavras, do Comandante Francisco Borotta e do Inspetor Geral Paulo Sanchez.
GCM faz surpresa de aniversário para criança apaixonada pelas forças policiais.
Três agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos surpreenderam Nicolas Goulart, uma criança da cidade que é apaixonada pelas forças de segurança, ao aparecer em sua casa no seu aniversário de cinco anos no domingo (13). Ele, que é morador do Parque Santos Dumont, correu para abraçar os agentes ao ver a viatura parar em frente à sua casa.
Durante a comemoração, que reuniu outras crianças, Nicolas tirou fotos com os agentes, usou o quepe da corporação e ganhou um carrinho e uma moto policiais de brinquedo. A surpresa aconteceu após o seu pai fazer contato com a equipe e contar que o menino tinha o sonho de que uma viatura fosse até a sua casa.
Presente na visita especial, o guarda Leonardo Silva diz que a alegria de Nicolas transmitiu o sentimento maravilhoso de dever cumprido aos agentes, uma vez que a missão da GCM é proporcionar bem-estar. “A interação com os pequenos nos sensibiliza muito, é uma motivação indescritível”.
Silva, que há 13 anos serve à segurança municipal, conta que o carinho das crianças é presenciado constantemente. “Sempre foi notável como gostam do nosso trabalho. Ao verem a viatura, muitas gritam com felicidade e acenam, algumas até pedem para fotografar conosco e fazem várias perguntas sobre o nosso dia a dia”.
Operação no Fortaleza
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos realizou entre 8 e 12 de julho uma nova operação Saturação Guarulhos Mais Segura, com a intensificação do policiamento nas ruas do Jardim Fortaleza. A ação abordou 123 pessoas e averiguou 22 veículos, sendo dez carros e 12 motos. Durante a operação foram apreendidas 19 aves silvestres que se encontravam em cativeiro.
A operação foi realizada na região da Inspetoria de Patrulhamento da Área Norte, que abrange os bairros Jardim Fortaleza e Água Azul, além da estrada Guarulhos-Nazaré e adjacências, e contou com o apoio de equipes das inspetorias de Patrulhamento Especializado com Cães (Canil), de Patrulhamento Tático (Romu), de Patrulhamento Ambiental e de Patrulhamento de Trânsito (GTRAN), além do Patrulhamento da Área Norte.
As equipes móveis percorreram importantes vias dos principais bairros da zona de operação, além de áreas próximas. Segundo o secretário-adjunto RICARDO MELCHIADES, para Assuntos de Segurança Pública, a Saturação tem como objetivo principal diminuir os atos de violência no município e dar mais segurança à população. “Por isso, várias equipes da GCM, durante esse tipo de operação, atuam em áreas pré-estabelecidas do município”.
Serviço
A Central de Atendimento da GCM funciona ininterruptamente, 24 horas por dia, pelos números 153 e 2475-9444.
Suspeita de Tráfico de Drogas
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos deteve um homem por suspeita de tráfico de drogas na Vila São Rafael neste sábado (12). Durante um patrulhamento preventivo na área, a equipe notou que um indivíduo tentou passar um objeto para um colega, mas fugiu ao notar a presença da viatura, que acompanhava a interação entre eles. Ao correr, o acusado abandonou uma sacola de plástico que continha embalagens com entorpecentes.
O suspeito foi detido rapidamente e apresentado às autoridades do 2º Distrito Policial, onde foi constatado que as embalagens apreendidas continham 30 porções de maconha e 27 de cocaína, além de seis reais em dinheiro. Após a abertura do boletim de ocorrência por tráfico de entorpecentes, o acusado ficou detido à disposição da Justiça.